Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

segunda-feira, 29 de março de 2010

Ela é sempre calminha assim?

A pergunta que eu mais ouço das pessoas quando conhecem a Nicole (hoje com 7 meses) é: "Ela é sempre calminha assim?". Quando eu digo "sim", a resposta automática, principalmente daqueles que também têm filho, é: "Puxa, você teve sorte!".

O mais engraçado é que o livro Nana Nenê fala que isso vai acontecer!

Logo no início do livro, Gary Ezzo e Robert Buckman já avisam que as pessoas vão olhar para o seu bebê e dizer: "Puxa, você teve sorte!" quando na verdade o mérito é todo seu por ter se planejado, buscado conhecimento e tido persistência em treinar seu filho desde o primeiro dia. Claro que tem a bênção de Deus nisso tudo também em fazer prosperar o trabalho de suas mãos!

Mas o fato é que quando você aplica os princípios da AOP (alimentação orientada pelos pais) e segue uma rotina estruturada, respeitando a ordem 1) hora de dormir, 2) hora de comer e 3) hora de ficar acordado, o resultado é um bebê descansado, esperto e, por consequência, mais feliz!

Para crescerem saudáveis está mais do que provado que os bebês precisam dormir, dormir e dormir! Li recentemente que crianças que dormem bem são mais inteligentes. Todo bebê pode e deve dormir a noite inteira, além de tirar boas sonecas durante o dia, pois é durante o sono que as novas informações que recebem enquanto estão acordados são processadas, potencializando o aprendizado.

Afinal, qual de nós adultos não funciona melhor estando descansado? Se nós, quando dormimos mal uma noite (ou uma série delas), temos a tendência de ficarmos impacientes, irritados e menos atentos no dia seguinte, imaginem os bebês que estão com seu desenvolvimento físico e intelectual a todo vapor? Não é de se admirar que eles fiquem mesmo chorões e "chatinhos". Também, né, pudera! E a culpa não é deles.

"Ah, mas eu quero que meu bebê durma, o problema é que ele não quer dormir", algumas mamães lendo esse blog podem pensar. Aí é que está o X da questão - é a mamãe, não o bebê, quem decide a hora que o bebê vai dormir à noite e a que horas ele precisa tirar suas sonecas durante o dia. É esse o nosso papel como pais - mostrar o caminho e orientar os nossos filhos!!

Não podemos nos colocar como vítimas do temperamento deles, dos maus hábitos adquiridos ou das situação em que vivemos e, assim, nos omitir quanto à nossa responsabilidade de educá-los de maneira ativa. Precisamos mudar de postura!

E o treinamento começa desde o primeiro dia! Como o ditado em inglês ensina "Start as you mean to go on", não comece hábitos que você não pretende ou deseja manter - como levá-lo para dormir na sua cama, amamentá-lo (ou dar mamadeira) toda vez que ele acordar de madrugada ou mesmo acostumá-lo a dormir no colo ou sendo balançado no carrinho.

Com seu filho descansado, você verá como é possível curtir melhor todas as delícias da maternidade!

6 comentários:

  1. Me atrevo, como marido, adicionar que quando a criança está descansada, a mamãe também tem tempo para descansar. Uma das melhores coisas que um pai pode oferecer ao seu filho é uma mãe descansada, pois mulher estressada não presta para nada...

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu me chamo Carol,já conheço a Talita da escola de inglês... Bom, hoje eu tenho um principe de 1 ano, aliás ele completou um aninho dia 30 de maio.
    Tenho encontrado muita dificuldade na hora de colocá-lo para tirar as sonecas....ele luta contra o sono. Chego perto do quarto e quando ele percebe que vou colocá-lo no berço, ele reclama muito e as vezes chora.... eu percebo que ele tem sono, mas ele luta contra!

    EStão nascendo uns 4 dentes ao mesmo tempo,(o pediatra disse isso).
    Não sei até que ponto isso pode influenciar. Ele tem acordado a noite tb. Eu vou lá coloco a chupeta de novo e ele volta a dormir.
    Oq vcs acham? é uma fase? estou fazendo alguma coisa errada?
    Ele tem uma rotina alimentar estruturada, mas não acorda sempre no mesmo horário pela manhã... beijos a todas e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol! Que bom que você curte o blog. A minha dica para você seria estabelecer uma rotina também para a hora de dormir, um ritualzinho para prepará-lo, para ele saber que chegou a hora de ir dormir. O importante é seguir os mesmos passos. Por exemplo, com a Nicole é assim: depois da janta ela brinca na sala por uns 30-40 min, daí levo ela pra fazer xixi, lavar as mãos, escovar os dentes. Em seguida vamos para o quarto colocar a fralda e o pijama e lemos um livro juntas (ou fazemos alguma outra atividade mais lenta). Isso leva mais uns 40 min ao todo. Daí falo "Ok, it's bedtime now" e ela pede o leite. Depois de tomar o leite (já com as luzes apagadas), beijo-a, falo que a amo e dou a Nana pra ela abraçar... é batata, ela já põe o dedinho na boca e vira para o lado! Saio do quarto, fecho a porta e em 80-90% das vezes não há resistência alguma, uma bênção!! Claro, quando ela está doentinha ou com os dentinhos cortando a gengiva, a cena que eu acabei de descrever muda, algumas vezes da água para o vinho. Mas é preciso ter paciência mesmo! Beijos, Talita

    ResponderExcluir
  4. Opps, acabei de perceber que você mencionou a resistência dele em dormir NAS SONECAS, não tinha percebido (li com pressa, rs!), desculpe! Bem, pode ser uma fase sim, mas se você bobear pode virar um novo padrão de comportamento. Por isso se voce acredita que as sonecas são importantes para ele e deseja estabelecer isso como parte da rotina diária INSISTA! Não desista. A Nicole passou por VÁRIAS fases assim, às vezes confesso que era desmotivador. Porém, eu era firme e se tivesse certeza de que não era algum outro problema (além da manha porque não queria dormir), eu deixava chorar (algumas vezes por até 20 min) e ela acabava dormindo. O que eu aprendi com essa experiência é que o meu compromisso como mãe não é evitar o choro do meu bebê e nem tentar impedir todas as frustrações que podem vir em sua direção, mas em prepará-lo para aprender a superá-las! Uma lição difícil, com certeza, mas que coloca os desafios diários sob uma nova perspectiva. Que Deus a cubra com a Sua graça e lhe dê MUITA SABEDORIA para saber como agir em cada situação!

    ResponderExcluir
  5. Oi Talita, ja escrevi aqui no post esses tempos, continuamos na luta eu a Manu...
    Passamos duas semanas maravilhosas (a 6a. e 7a. dela) todas as sonecas "quase" perfeitas (porque não existe perfeição) e a noite ela acordava 1 vez pra mamar dormia novamente e acordava pela manhã.
    Faz 4 dias que ela simplesmente "não quer" mais dormir durante o dia (rs). Estou bem desanimada. O que aconteceu de bom é que ela começou dormir a noite toda das 23 as 6 mais ou menos. Mas durante o dia estamos penando. Ela mama dai fica quase impossivel mante-la acordada para 1 h de atividade, bom, coloco no berço, ela dorme uns 20/25 min qdo muito chega no 45 minute intruder, mas nao passa disso e começa chorar, pra variar a gente nas primeiras vezes que eles fazem algo diferente, apesar de sabermos o que devemos fazer (CIO) a gente resolve de outro jeito (mais silencioso), porque achamos que não vai se repetir, e se repete na outra soneca, e em todas as outras e no outro dia e assim vai... Dai ela me vence, tiro ela do berço e tenho de fazer atividade antes da mamada, dai ela começa chorar porque acha tudo ruim (claro esta com sono), entao chega a hora da mamada novamente, e ela esta muito cansada, mama e ja quer dormir, e ai se repete tudo de novo, uma "ladainha", 4 dias isso acontecendo.
    Bom, hj fizemos o CIO (eu e meu marido) na 3a. soneca do dia.
    O que queria que vocês compartilhassem comigo é: ISSO ACONTECEU COM VCS?????
    O que pode estar acontecendo? ela esta na 8a semana hj, faz 2 meses dia 12/05, será que fiz algo errado. Impulso de crescimento pode causar isso será?
    Beijo no coração de vocês.
    Letícia

    ResponderExcluir
  6. Oi Letícia,

    Sim, este problema da bebê acordar muito antes do horário da mamada já aconteceu várias vezes comigo também! Com a Nicole eu ficava muito estressada porque queria seguir a rotina perfeitinha todos os dias (eu estava muito presa aos livros), já com a Alícia eu aprendi a ser mais flexível e não deixei esses "desvios temporários" me incomodarem tanto. A experiência me ensinou que exceções acontecem e quanto mais calma eu estiver, melhor saberei resolver o problema.

    Pelo que você contou, parece que a Manú está passando por um impulso de crescimento sim e isto deve durar uma semana ao todo. Eu deduzo que seja isto porque você falou que ela já dorme a noite toda (7 horas seguidas) e também já se mostrou capaz de tirar sonecas "quase" perfeitas durante o dia. Aliás, parabéns!! Parece que você está fazendo um ótimo trabalho com a rotina dela. = )

    Para contornar este problema temporário dela estar acordando antes do horário, eu aconselho que você se planeje para acrescentar uma mamada por dia diminuindo o intervalo entre elas em 30 min ou 1 hora. Você vai fazer isso por bem pouco tempo, apenas para garantir que o ciclo dormir-mamar-brincar aconteça na ordem certa, ok?

    Ah, e se ela não estiver aguentando ficar 1 hora acordada (este período inclui o tempo que ela passa mamando, não se esqueça), não force. Ela ainda é muito pequena e precisa dormir bastante mesmo. Por isso, se ela der sinais de cansaço, coloque-a pra dormir sem demora!!

    Sucesso pra você! E que Deus a abençoe!
    Talita

    PS. De acordo com a Valerie Plowman do blog "Chronicles of a Babywise Mom, os impulsos de crescimento acontecem a cada 4 semanas mais ou menos. Veja aqui: http://www.babywisemom.com/2007/12/growth-spurts.html

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!