Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Os primeiros 10 dias!

Hoje a Larissa faz 10 dias de vida e vim dar um resumo de como tem sido!

NASCIMENTO
A Larissa nasceu dia 21 de Maio, as 5:02 da manhã! Comecei a ter contrações fortes mas espaçadas meia noite e quando começaram a vir de 8 em 8 minutos resolvi ir para a maternidade. Chegamos as 4 da manhã e a obstetra de plantão veio me examinar e disse que eu estava com 8 pra 9 cm de dilatação! Fomos correndo para a sala de parto e minha médica chegou em 10 minutos! A Larissa então nasceu, de parto normal muito rápido e tranquilo, com 2,560 kilos e 46,5 cm. Graças a Deus!

NA MATERNIDADE
No tempo que ficamos na maternidade tudo foi tranquilo, mas achei que a maternidade estava bem diferente de quando meu mais velho nasceu, 2 anos e 4 meses atras. Quando o Tiago nasceu me traziam ele de 3 em 3 horas para mamar e isso ajudou a ter uma rotina quando chegamos em casa. Desta vez, tive que ir pedir algumas vezes para trazerem minha pequena para mamar, porque já fazia 5 horas que ela estava sem mamar! Durante o dia ela ficava mais tempo comigo, o que estava ótimo, mas quando pegavam ela demoravam muito pra trazer de volta (de manhã por exemplo). Achei muito desorganizado! No terceiro dia que fiquei por causa da icterícia da Larissa, trouxeram o "desjejum" dela, NAN num potinho! Falei pra enfermeira que devia ter algum engano porque ela só estava mamando no peito, que eu estava com muito leite e  que ela tinha engordado super bem do dia anterior para este. Ela falou que o pediatra tinha mandado e que ia verificar. Voltou outra enfermeira com o mesmo potinho falando a mesma coisa e insisti que algo estava errado! Ela entao voltou e falou que o pediatra falou que tudo bem! Achei isso um absurdo! Pra que eu ia dar NAN pra minha filha se eu estava cheia de leite, ela estava mamando bem, e na pesagem do dia anterior para aquele ela tinha engordado 100 gramas (tudo bem que eu acho que a balança foi outra porque esta diferença é muita, mas de qualquer forma, ela engordou!).

EM CASA
Os nossos primeiros dias em casa foram tranquilos em relação à Larissa, eu é que sofri um pouquinho com duas coisas. A primeira eu já esperava porque com o Tiago foi igual: excesso de leite! Os três primeiros dias depois que meu leite desce são muito doloridos, eu acho que eu tenho leite para uns 5 bebês! Fico com os peitos super doloridos e duros, além de ENORMES. Não consigo dormir e passo o dia sentindo muita dor e desconforto. Depois do terceiro dia ele começa a "ver" que não preciso de tudo aquilo e começa a produzir menos...ufa.

A segunda dificuldade que tive foi com os pontos da episio. Eu exagarei por estar me sentindo totalmente normal após um parto normal super tranquilo, pegava meu filho no colo etc...e logo comecei a sentir dor nos pontos. Estavam inflamando por isso precisei tomar antibiótico, mas passei uns 2 dias sentindo dor lá em baixo, principalmente quando espirrava!! Depois que comecei com antibiótico tudo ficou bem.

ROTINA
Fora isso, tudo tem sido muito tranquilo! A Larissa nasceu muito pequeninha igual o Tiago (um pouco menor que ele até) e portanto está igual ele, dormindo o tempo todo!! Já sei por experiência que será inútil tentar entrar na rotina de MAMAR, FICAR ACORDADA, DORMIR, por enquanto. Ela mama, dorme, mama, dorme, mama, dorme...etc. Mas fico extremamente contente dela estar mamando em intervalos de 3 em 3 horas e a noite chega a ficar 4 horas. Mas já percebi que quando ela fica 4 horas sem mamar (a noite ou de dia), ela mama muito rápido porque meu leite literalmente espirra na boca dela sem ela fazer esforço algum de sucção, e então vomita. Então tenho dado em intervalos de 2 horas e meia a três horas. Com o Tiago, eu não conseguia fazer ele mamar tudo o que precisava numa mamada, porque ele dormia depois de 5 minutos e NADA acordava ele. Duas horas depois ele queria mamar de novo. Então fico feliz da Larissa estar mamando direitinho e estar conseguindo aguentar 3 horas!

Meu próximo objetivo é estabelecer horario certo para as mamadas, mas vou esperar mais alguns dias. No curso do Nana Nene eles falam para virar os relógios para as paredes nas primeiras duas semanas, pra não ficar muito preocupado com horario. Eu acho bom, porque no começo eles só dormem e acordam quando estão com fome mesmo...então se acordam antes, provavelmente é fome. Mas não vejo a hora de começar o dia sempre no mesmo horario e ter horarios "fixos" (com certa flexibilidade é claro!) para as mamadas. Aí acho que a Lari também já vai começar a ficar mais tempo acordada e posso tentar fazer uma rotina mais certa e me organizar em volta das mamadas e sonecas. Mas, por enquanto, estou curtindo muito ela e tentando dar bastante atenção para o Tiago (que também está tendo bastante atenção dos Avós que estão aqui, graças a Deus!). O Tiago tem sido super carinhoso e amoroso com a "imãzinha", ele da uns 30 beijos nela por dia! Os primeiros dias na maternidade foram difíceis, ele ficou extremamente confuso e preocupado comigo, por eu estar no hospital (ele tem um certo trauma por causa da sua internação 9 meses atras) e começou a gaguejar MUITO. Agora isso melhorou bastante.

Estes foram nossos primeiros 10 dias! Depois volto para atualizar!

2 comentários:

  1. São dias inesquecíveis, aproveite!
    E passam rápido ne?!
    Bjus
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dessa postagem! Realmente, chegar na maternidade com 9 cm de dilatação é um verdadeiro sonho! Só fiquei surpresa com o atendimento do São Luiz. Embora minha filha não tenha nascido lá, era minha primeira opção (não fui porque era mais longe). Espero que tomem providências. Confesso que fui ao Pro Matre com uma baixa espectativa (porque fui mal atendida na emergência durante minha gravidez), mas saí muito satisfeita. Eles foram super atenciosos e organizados, mesmo estando lotados.

    Sobre a dor nos pontos, você tem razão sobre pegar leve! Eu acabei fazendo cesária e muitas vezes só diminuia o ritmo quando sentia a pontada. Uma mãe nova geralmente se esquece do que passou e quer fazer tudo! :)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!