Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Os benefícios da rotina!

Estava conversando com o meu esposo essa manhã sobre os benefícios da rotina na saúde e desenvolvimento da Nicole (hoje com pouco mais de 9 meses) e chegamos à seguinte conclusão: o melhor de todos os benefícios que a rotina nos trouxe é a possibilidade de sair dela ilesos!

Parece contraditório falar que sair da rotina é um benefício da rotina? Bem, parece mas não é. = )

Pare pra refletir comigo: é a previsibilidade da rotina que permite segurança ao bebê. E são justamente elas (PREVISIBILIDADE E SEGURANÇA) que permitem FLEXIBILIDADE à rotina! Quando o metabolismo do bebê se ajusta aos ciclos de sono, alimentação e tempo acordado que você desde o início estabeleceu para ele (seguindo a AOP), o bebê não precisa temer o que vem em seguida na agenda, pois constantemente tem todas as suas necessidades básicas supridas (fome, sede, sono, e assim por diante). Assim, quando ocasionalmente é preciso sair da rotina (ex. quando se estica o tempo acordado, pula uma soneca, come mais tarde que o habitual ou algo do gênero), não há temor ou estresse, pois isso é uma exceção, não a regra. O bebê não tem com que se preocupar, ele confia que tudo estará bem (tem um histórico positivo) e se adapta facilmente!

Claro que não é assim desde o início, no comecinho parece que qualquer interferência na rotina do recém-nascido faz com que todo o esforço empenhado até ali se desmorone, e com ele o moral das mamães (sobretudo as novatas) também! Eu pelo menos era muito estressada e me cobrava demais pra fazer tudo certinho, rs! Hoje dou risada dessa minha neura e imagino que estarei menos tensa e mais confiante com o segundo bebê. = )

De qualquer forma, é importante levar em consideração que bebês recém-nascidos são extremamente sensíveis a tudo o que acontece ao redor, aos estímulos do ambiente, às vozes das pessoas e até aos seus próprios pés e bracinhos que batem descontroladamente pra lá em pra cá... enfim, a vida extra uterina, com suas novidades e desafios, os assusta! A boa notícia é que a implementação da rotina, como ensinada no Nana Nenê, é flexível o bastante para atender as necessidades emocionais da criança e também da família! Sim, os benefícios são muitos e você terá que ler o livro para se aprofundar nesse conhecimento, mas o que quero compartilhar aqui é que com perseverança e constância (sobretudo, nos primeiros meses que são os mais difíceis), vai cada vez ficando mais fácil! Eu que o diga!

Apenas pra compartilhar um pouquinho do que vivemos nesse final de semana de feriado em que saímos da rotina. A Nicole hoje se alimenta a cada 3,5-4 horas: 7:00, 11:00, 15:00 e 18:30 (horários aproximados) e tira de 2 a 3 sonecas por dia (além de dormir a noite toda). No sábado a levamos para Campinas para ver os avós, saímos de casa por volta das 9:30, que é o horário em que ela costumeiramente tiraria sua soneca da manhã (de 1,5 h normalmente). No carro ela não conseguiu dormir muito, não passou da primeira transição de sono (40 min) . Ao chegar em Campinas ela almoçou, ficou um pouquinho acordada na sala e vi que ela estava cambaleando de sono (ela coça os olhos e fica mais agitada do que o normal). Então às 12:30, depois de trocar a fralda, coloquei-a na cama pra dormir. Apesar de ser um local desconhecido pra ela, saí do quarto e fechei a porta. Fui para a sala ao lado onde a família estava reunida pra almoçar. Nessas horas as pessoas normalmente estranham e me perguntam: "Você deixou ela lá sozinha pra dormir?", como se o que eu tivesse feito fosse algo terrível, rs! Pois bem, pra surpresa e admiração de todos (inclusive minha porque não me canso de ficar admirada com os bons resultados!), a Nicole ficou cantando e falando sozinha por alguns minutinhos e de repente silêncio, ela dormiu! Com barulho e tudo na casa. = ) Tudo bem que ela não dormiu a soneca completa da tarde (de 2-2,5 hs) porque acordou às 14 e pouco, mas estava ótimo pois era um dia atípico!

No mesmo final de semana de volta em SP, os outros avós vieram em casa pra ver a netinha. Ela normalmente dorme entre 19:00 e 19:30 e eles chegaram às 18:30. Vovó deu o leitinho da noite e a janta e depois ela ficou brincando no chão da sala enquanto a família estava ao redor batendo papo. Vi que ela estava bem agitada e até irritada, era sono. Trocamos a fralda e, contra minha vontade porque não gosto de "deixá-la chorar" (CIO) em frente das pessoas, o Douglas a pegou no colo pra levar para o berço. Já eram quase 20:00. Eu tinha quase certeza de que ela fosse abrir o maior berreiro porque afinal de contas tínhamos visita em casa e bebês não gostam de perder nada! E, por experiência, sei que ela chora bem alto pra dormir quando está muito cansada. Pois ela resmungou resmungou e silêncio... dormiu em poucos minutos! Continuamos na sala conversando por mais 1 hora e ela não se incomodou. Até eu fiquei surpresa, rs!

5 comentários:

  1. A rotina realmente é algo bacana e também não canso de me surpreender com minha filha. Como é bom ouvir outros contando histórias semelhantes de sucesso.

    Confesso que no começo eu não gostava nem um pouquinho dela, apesar de ser super rígida. Depois de um tempo, resolvi "pegar leve" e adaptar a rotina para minha personalidade.

    Estabeleci apenas dois horários "imodificáveis" (salvo situações muito excepcionais): primeira soneca da manhã e a hora de dormir. Para as demais sonecas, eu decido conforme a evolução do dia.

    Gosto demais da forma como estão as coisas. Geralmente Gigi dorme rápido e sem problemas de manhã. Sempre dorme rápido à noite, mesmo com pessoas em casa. Nas demais sonecas, hora dorme, hora não dorme, hora dorme no colo.

    Meu dia não é tão previsível. Essa é a desvantagem. Contudo eu saio do esquema e sigo minha vida sem culpa! Essa é a vantagem. Se preciso ir para qualquer lugar, é só eu sair uns cinco minutinhos da bagunça que consigo fazer ela dormir no meu colo (e ela consegue dormir nos meus braços por até duas horas!). Ela dorme fácil e rápido no bebê conforto e também na cama de alguém, se necessário. Claro, eventualmente isso não dá certo...mas nem me preocupo.

    Acredito que minhas amigas foram mais persistentes com a rotina do que eu... e elas colhem os frutos desse trabalho! Eu semeei menos, então colho menos (não é incomum ter trabalho para fazê-la dormir em algum momento do dia). Porém, me sinto mais livre e feliz de ter uma maior flexibilidade (sair, por exemplo, todos os dias da semana em horários diferentes) e também estou com braços beem fortes, resultado da musculação que faço ao balançar a Giovanna. :)

    A rotina é boa, mas quer um conselho? Não seja escravo dela. Veja o que funciona melhor para você e seu bebê. É só dentro desse padrão que você poderá dizer o que a Talita escreveu nessa postagem!

    ResponderExcluir
  2. Concordo 100% Talita! Os beneficios do esforço em estabelecer rotina e ensinar o bebê a dormir sozinho começam a ficar mais e mais nítidos quando o bebê chega nos 8 ou 9 meses...em diante. A rotina que o bebê teve até então e a segurança que isso lhe transmite resulta em um bebê feliz e uma mamãe tranquila, mesmo que tenha que sair da rotina. Os desafios novos que esta idade traz (porque o bebê está cada vez mais espertinho) também são menos desafiantes por causa de tudo o que lhe foi ensinado até então.

    ResponderExcluir
  3. Eu li o Nana Nenê (Gary Ezzo e robert Buckman - tem de outros autores) umas 3 vezes, durante a gravidez e depois que minha menina nasceu. Se tem uma coisa que não me arrependo foi ter seguido a rotina. Algumas coisas do livro eu não segui e agora com 7 meses ela ainda mantém a mesma rotina. Nunca fui rígida com o horário da soneca, eu espero ela dar os sinais de sono, mas os horários da alimentação e a ordem das coisas sempre fiz conforme o livro e vou te dizer q foi a melhor coisa. Eu entendo essa flexibilidade do sair da rotina. Mesmo quando saímos, ela dorme no sling. Já tá tão acostumada que pede pra entrar pra dormir. Quando vamos à casa de alguém levamos o berço portátil. Ela dorme a noite toda desde 1 mês e meio e mesmo com os fogos do ano novo, ela não acordou. Eu só não entendi muito bem como faz a transição. Li o Além do Nana Nene mas eu achei que as informações com relação à rotina após os 6 meses não ficou clara. Por exemplo, tenho que manter a ordem come-brinca-dorme? Tem acontecido da minha filha acordar 1 a 2 horas antes do horário de comer. Por exemplo, acorda as 7h, dorme às 8h (eu tento esticar mas é difícil, ela reclama), daí ela acorda 10h. Já aconteceu dela acordar um pouco antes. Às vezes é a fralda suja, limpo e ela volta a dormir mas às vezes ela não quer dormir. Fico louca nessas situações pq daí não sei se adianto a comida. Ela tá acostumada a acordar e comer e daí reclama, eu tento enrolar mas às vezes é difícil. Como funcionou a transição da sua filha? Quando ela passou a ficar mais tempo acordada?

    ResponderExcluir
  4. Outra coisa. Ela não aguenta mt tempo acordada. Então se desperta 10h e eu espero até as 11h pra dar a comida, ela fica chata pq já tá com sono. Vc teve esse problema tb? Como lidou com isso?

    ResponderExcluir
  5. Oi Dona Maria,

    Gostei de ler o seu depoimento sobre os resultados que obteve aplicando os princípios do Nana Nenê para a rotina da sua bebê!

    Quanto à sua dúvida sobre a rotina, o livro Além do Nana Nenê explica que o objetivo ao fim do 6º mês é fazer com que os horários de refeição do bebê coincidam com as refeições do restante da família. Sim, a ordem come-brinca-dorme continua a mesma, mas cada ciclo dura 4 horas, e não mais 3 horas, porque agora o bebê pode ficar mais tempo sem comer (como nós). É importante o cuidado de NÃO ensiná-lo a "beliscar" nessa fase (alimentando-o a cada 2h).

    Em resumo, são 2 horas acordada e 2 horas dormindo, exceto a última soneca do dia (a 3a) que vai ficando cada vez menor até ser eliminada de vez por volta do 10o mês (ou antes, depende do bebê).

    Aos 7 meses minha filha também não conseguia ficar o período todo de 2h acordada. O que você pode ir fazendo é uma transição para o metabolismo dela ir acostumando com o novo horário de comer, aos poucos estique o tempo dela acordada e, se ela acordar antes da hora da refeição, deixe-a no berço por mais uns minutinhos.

    Eu não era muito rígida com os horários (no sentido de ser pontualmente às 7:00 ou 11:00 o horário da refeição), eu me permitia uma margem de 30 minutos para mais ou para menos.

    Eu comecei a escrever este blog quando minha primeira filha (Nicole) tinha 7 meses, então não pude contar todos os detalhes de como foi com ela. Porém, quando minha segunda filha (Alícia) nasceu pude escrever tin-tin por tin-tin tudo o que ia acontecendo com a rotina dela, mês a mês. Procure pelo título "bebês 7-12 meses" no marcador ao lado para ler os relatos!

    Mais uma vez obrigada por compartilhar sua experiência e volte sempre!

    Um abraço, Talita

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!