Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Pastoreando o coração - Parte 5 - Da infância à pré-escola


Olá, este é a parte 5 do resumo do livro "Pastoreando o coração da Criança", de Tedd Tripp. Para cada fase da vida da criança, da infância à adolescência, o autor propõe objetivos e procedimentos de treinamento específicos. No post de hoje, veremos especificamente quais são esses objetivos e procedimentos de treinamento para a primeira fase - de 0 a 4 anos!

Para ler os posts anteriores, clique nos links a seguir: Fundamentos, Objetivos e Métodos, Comunicação e Vara e Consciência.

Capítulos 14 e 15 - Da infância à pré-escola

BASE BÍBLICA APRESENTADA:
Efésios 6:2-3
– Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.

Objetivos de treinamento
Para Tripp, a primeira fase de treinamento vai do nascimento aos 4 ou 5 anos de idade. O principal objetivo para esse período é a submissão aos pais e outras autoridades (honrar e obedecer), que se traduze, dentre outros, na habilidade de expressar seus pensamentos de maneira amável e respeitosa (não com imperativos).

Para que tal objetivo seja alcançado, é importante que os pais não gritem com os filhos tampouco os tornem seus escravos. Tripp defende que sejamos respeitosos e corteses com eles, pois a honra é resultado de dois fatores: ensino e exemplo. Outra recomendação do autor é que se lide com este ensino (da obediência e honra às autoridades) logo nos primeiros anos de vida, pois adolescentes respeitosos se desenvolvem aos 2, 3, 4 ou 5 anos e não aos 13, 14, 15 ou 16!

Mas o que é obediência?
Nas palavras de Tripp, obediência é submissão voluntária à autoridade e ela deve ser SEM DESAFIO, SEM DESCULPA E SEM DEMORA. Obedecer significa fazer coisas que não quer fazer. Ele nos incentiva a perseverar até que as lições de submissão sejam aprendidas e lembra que, diferente do que se pode pensar, não é glória deixar passar ofensas desse tipo (desobediência). Ao permitir a desobedência, os pais estão treinando os filhos a desobedecer.

E o apelo à autoridade, deve ser permitido?
Sim! Um pai sábio exercita sua sensibilidade às necessidades e desejos dos filhos enquanto os orienta porque ele imita a autoridade divina que é amável.

Qual a importância do obedecer no pastorear o coração da criança?
Ensinar a submissão é ensinar o filho a confiar em Deus em vez de confiar no "eu" que lhe diz para não obedecer ou se submeter. Ela precisará buscar ajuda e força nEle. O evangelho torna-se irrelevante para a criança egoísta de quem não se exige que faça o que não queira e sem valor para aquela que ouviu durante toda a vida o quanto é uma pessoa maravilhosa. Tripp reflete que ao conhecermos nossa resistência inata à autoridade, nos deparamos com a nossa própria incapacidade de fazer o que Deus ordenou. Somos confrontados com nossa necessidade da graça e do poder de Deus através de Cristo. Submissão genuína produz bom fruto!

Treinar o filho para fazer o que deve independente de como se sente prepara-o para ser uma pessoa que vive por princípios e não por sentimentos ou impulsos, pois não pode confiar em si mesmo (julgar entre o certo e o errado). Não perca tempo tentando confeitar a submissão para torná-la digerível. Obedecer somente quando faz sentido não é submissão, é acordo.

Procedimentos de treinamento
Para os pais, ensinar os filhos a estarem sob autoridade significa estar preparado a disciplinar toda desobediência. Nos primeiros anos da infância, a vara é primária porque a criança não dá valor a palavras apenas. Quando usar a vara? Quando você deu uma ordem que ela ouviu e tinha capacidade de entender, mas não obedeceu sem desafio, sem desculpa ou sem demora. Tripp é bem enfático quando diz que se você aceita o desafio, a demora ou as desculpas, você está treinando seus filhos a manipularem autoridades. Ele acredita que você não deve avisar com antecedência ou perguntar se se eles querem apanhar. Para ele, seus filhos precisam entender que, ao falar pela primeira vez, você falou pela última vez. Como usar a vara? Balanceando firmeza, amabilidade e mansidão. Buscando e focalizando as questões do coração.

Seguem algumas dicas muito úteis de como disciplinar com a vara.

1. Vá para um lugar reservado, mostre-lhe respeito.
2. Diga-lhe especificamente o que fez ou deixou de fazer.
3. Assegure-se da compreensão da criança quanto ao que fez.
4. Lembre seu filho que a função da vara é restaurá-lo ao lugar onde Deus prometeu a bênção.
5. Diga-lhe quantas varadas ele receberá (mostra que a situação está sob controle).
6. Coloque a criança no colo (isso põe a disciplina no contexto do seu relacionamento físico) e se a roupa for grossa, remova-a (mas volte a vesti-la imediatamente após ser disciplinada).
7. Depois abrace-a, diga o quanto a ama e que causa-lhe tristeza bater-lhe e como você espera não ter de fazê-lo novamente. O objetivo é a total restauração - verifique seu espírito e o dele. Se a disciplina não produziu uma colheita de paz e justiça, ela não está terminada.
8. Ore com ele.

Por que usar a vara? Porque Deus a ordenou. O coração é o campo de batalha! Questões para se pensar: Onde seu filho estará daqui a 30 anos se ninguém desafiar sua determinação de fazer o que deseja e quando quer? Que tipo de marido ele será se se recusa a submeter-se ao governo de Deus? Que tipo de empregado ele será se nunca aprender a submeter-se à autoridade de Deus? Onde estarão seus netos daqui a 50 anos se a insensatez atrelada ao coração do seu filho jamais for afugentada? Como verá sua necessidade de perdão e de graça em Cristo se não encarar a rebelião inata de sua natureza e a incapacidade de obedecer a Deus de coração?

Uma dúvida comum é saber quando é que seu filho tem idade suficiente para ser disciplinado. Tripp responde que enquanto seu filho tem idade suficiente para resistir a sua orientação, ele tem idade suficiente para ser disciplinado. Ele acredita que quanto mais você demorar a disciplinar, tanto mais refratária se tornará a obediência. E ele diz ainda que porque o entendimento acontece antes da capacidade de articular, se os pais forem consistentes com a disciplina verão rapidamente que as crianças reagem e a necessidade de disciplina diminui.

Aos pais frustrados com a indisciplina dos filhos, Tripp pergunta: "Será que você é seguidamente confrontado com a desobediência porque a tolera?" e afirma: "Enquanto não estiver disposto a exigir precisão na obediência terá reações relaxadas para com suas orientações".

No caso dos pais, a chave para a disciplina é NÃO fazê-la quando estiverem irados. Se o fizerem, estarão pecando contra Deus e seus filhos! Quando os pais disciplinam com a motivação errada (satisfazer seu próprio senso de justiça), precisam pedir perdão aos filhos! Buscar o perdão dos filhos é diferente de se justificar ou apresentar razões para o pecado.

Além disso, não é sábio disciplinar os filhos em público. Por isso, quando eles são ainda muito pequenos, podemos ter de deixar passar alguma coisa. Ainda sobre essa questão, Tripp admite que estar com outras pessoas quando os filhos estão se comportando mal é muito desconfortável, mas alerta que nunca devemos usá-los para promover nossas convicções e lembra que o objetivo da disciplina não é evangelismo. O objetivo é pastorear nossos filhos! Usá-los para promover suas convicções ofende a dignidade deles e ameaça a integridade do seu relacionamento com eles. Por isso ele dá a dica: "Quando sentir a pressão dos observadores, retire-se da cena. Vá a um lugar privado onde possa atender à necessidade do seu filho sem a pressão da observação pública".

E se nada funciona?
1 - Avaliar se há falhas ou insconsistências naquilo que você está fazendo.
2 - Estar preparado para ser obediente a Deus quer pareça ou não produzir fruto imediatamente.

E se for muito tarde?
1 - Admita a eles que errou ao educá-los.
2 - Busque o perdão deles.
3 - Fale especificamente que mudanças são necessárias em seu comportamento.
4 - Determine como você reagirá à desobediência a partir de agora; assegure-se de que eles entendem e se sentem confortáveis com as mudanças.
5 - Nenhuma nova abordagem tem sucesso se tiver como única finalidade a mudança de seus filhos. Eles resistirão a qualquer coisa que se pareça com manipulação.
6 - Tenha paciência; é uma luta espiritual contra as forças do mal! É mais do que aplicar alguns princípios; ore, busque a ajuda de Deus e espere nEle.

Em última análise, Tripp diz que o foco deve honrar a Deus através da vida em família, e não somente modificar o comportamento dos filhos. O bom comportamento deles será um subproduto do honrar a Deus. É definitivamente muito mais fácil construir a fundação antes de levantar uma casa, mas, graças a Deus, nos lembra Tripp, que jamais nos encontramos em uma situação em que não há um caminho de obediência!!

Até o próximo post, Talita

Confira a parte 6 do resumo clicando em Da escola à pré-adolescência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!