Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O treinamento é importante, mas lembre-se de desfrutar!

Querida leitora,

Traduzi esse texto do blog Childwise Chat porque ele é simplesmente lindo! Se você é mamãe em tempo integral sabe bem quão exaustivos e frustrantes seus dias em casa podem ser. E também já deve ter experimentado o desejo de que o dia passe logo para você poder esticar um pouco as pernas e descansar sem nada para fazer. Eu sinto isso durante alguns dias - fico desejando ter um tempo só para mim, pra poder ler um livro, bater papo com alguma amiga, enfim, fazer coisas que me dão prazer e poder relaxar. Mas as palavras da Charisa me emocionaram e cheguei ao fim da leitura com um nó na garganta e lágrima nos olhos!

Espero que as palavras dela a abençoem, encorajem e inspirem!

E que em 2013 você faça o propósito de beijar e abraçar muito mais os seus filhos. Que você possa brincar e curti-los ainda mais do que fez no ano que passou! Criar filhos dá trabalho, mas tem começo, meio e fim. Depois que eles crescerem, só restarão as memórias.

Um forte abraço, Talita


Lembre-se de desfrutar (para ler o original, clique em Remember to Cherish)

São 15:00 e o efeito da cafeína já está passando. Está tarde demais para coar mais um cafezinho e eu fico imaginando de onde vou tirar energias para aguentar até a hora de dormir. Começo a me perguntar porque não coloquei o horário de dormir para 18:00 ao invés das 20:00 quando elas eram menores. Se tivesse, estaria duas horas mais próxima de colocar esses pacotinhos cheios de energia na cama.

Agora são 16:00 e apenas uma hora se passou desde a última vez que olhei no relógio. Como posso ainda estar tão longe do horário de dormir e da paz e do silêncio? Agora são 17:00 e finalmente posso começar a preparar o jantar. Isso há de preencher o tempo! São 19:30 e é hora de começar a preparação para ir pra cama. Rápido, rápido, rápido e levo-as para deitar. Finalmente, são 20:00 e tudo vai bem. As crianças estão na cama e agora eu posso ter um pouco de paz e silêncio.

Se você é como eu, talvez alguns dos seus dias sejam assim. É tão fácil querermos pular os momentos difíceis da vida para chegar nos mais fáceis. Mas que ganho há nisso? Já ouvimos tantas vezes que os tempos difíceis tornam os tempos bons mais doces. Isso é verdade para muitas coisas. Por exemplo, pense no seu trabalho de parto. As contrações, os suspiros e gemidos, e a espera. Agora lembre-se do momento em que você viu pela primeira vez aquele rostinho fofo todo amassado. Perninhas, bracinhos, dedinhos e a cabecinha balançando e berrando no seu peito. A dor valeu a pena.

Agora acelere o filme até os dias de hoje. Seu toddler fica literalmente no seu pé o dia todo. Braços e pernas agarrados em você e ela não larga por nada. Sua criança em idade pré-escolar está fazendo uma centena de perguntas ou simplesmente narrando o seu dia. Seu bebê está em pico de crescimento e quer comer a cada hora. Dói? Bem, talvez não doa, mas definitivamente cansa. Limpar baba da boca, limpar bumbum, limpar catarro de nariz, limpar superfícies, limpar melecas da janela... meus dias às vezes são assim. Quando chega 15:00 ou 16:00, eu já estou um bagaço.

Eu sinceramente tento treinar minhas filhas para serem adultas responsáveis. Este é o meu alvo e o meu objetivo. Às vezes em meio ao trabalho de treinamento eu me esqueço de desfrutá-las. Pra ser honesta, às vezes em meio ao trabalho eu me esqueço até de treiná-las! Eu sei que é importante ensinar minhas filhas a obedecerem imediatamente. É tão importante ensiná-las que se querem usar a canetinha rosa basta apenas pedir e não montar em cima da irmã para pegá-la. São lições que precisam ser ensinadas e os momentos propícios para isso frequentemente são no dia-a-dia da vida. Ser mãe é difícil. Eu sei que é. Posso me ausentar e ficar apenas de corpo presente ou me concentrar em olhar no relógio (que imediatamente pára de funcionar) esperando a hora de dormir. Meu ponto é que há muitas distrações que nos distanciam das alegrias de termos filhos. A alegria que eu tenho de ser mãe pode facilmente ser abafada pelo caos da vida.

Uma amiga já me disse inúmeras vezes que "os dias são longos, mas os anos são curtos". E eu digo isso para você também. Beije aquelas cabeças fofas mais uma vez, desfrute daqueles bumbunzinhos aos seus pés e ouça a enxurrada de palavras que sai da boca de sua amada criança.

Lembre-se que é um privilégio fazer parte dessas vidinhas. O seu trabalho é duro. É exaustivo, mas não dura para sempre. Os anos voam e não restará nada além de memórias. Não haverá mais menininhas implorando para você fazer cocegazinhas nelas. Não haverá mais menininhos querendo pular nas suas costas. Não haverá mais chás da tarde com as bonecas ou cabaninhas de lençol.

Eu olho para o rosto de minha filha mais nova e eu fico de boca aberta. Ela cresceu tanto nos últimos três anos. Minha outra filha de quase 5 anos está ficando cada dia mais madura e complexa. Eu sinto saudade da época que ela falava "Tatêtchi" em vez de "Tá quente". Ela tem metade da minha altura e eu mal consigo carregá-la mais. Quando senta no meu colo, não sobra nenhum pedacinho vazio.

Às vezes para conseguir desfrutar do meu tempo com as minhas meninas, eu preciso agir com estratégia. Faço questão de anotar todas as coisas engraçadinhas que elas dizem. Fico atenta ao que elas falam. Percebo que seu eu fizer questão de anotar uma ou duas coisas fofas por dia, eu escuto mais dessas fofuras. E ao ouvir mais, eu  passo a apreciar mais. Fico mais sintonizada com elas. Eu também faço questão de abraçá-las e de beijá-las toda vez que estou por perto. É simplesmente o que eu faço. Outra coisa é pular e brincar com elas durante o dia em pequenas partes. Eu aumento o volume do rádio e danço com elas na sala de estar, ou apenas sento-me no chão perto delas e faço perguntas. Pequenas ações, mas que me ajudam a direcionar o meu tempo para curtir minhas meninas. Que tipo de coisas você faz para ajudá-la a parar o que está fazendo e cheirar o chulé daqueles pezinhos?

O treinamento é importante. O jantar à mesa é importante, e as roupas limpas também. Mas ainda mais importantes são aquelas preciosas crianças. Elas não vão continuar assim para sempre. Elas vão crescer mesmo que você não se lembre que elas o farão. Elas estão numa estrada agitada de mão única pela qual nunca passarão novamente.

Então beije aquelas bochechas fofas. Dê mais abraços. Jogue mais uma partida. Lembre-se de desfrutá-las.

Um comentário:

Deixe seu comentário!