Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Dez mentiras que a Igreja de Jesus Cristo acredita sobre família e filhos - por Mary Fawcett

Abaixo segue o esboço da palavra que foi ministrada há algumas semanas no Chá de Bebê de uma mamãe aqui de nossa igreja. A autora é a esposa do meu pastor.
====*====
Orei muito sobre esta palestra porque desejo ser fiel à Palavra de Deus e quero também poder desafiar todas a ouvirem e obedecerem-na. Cada vez mais O agradeço por sua tão preciosa Palavra que nos ensina tudo o que precisamos para viver – de forma que possamos agradar o nosso Pai e crescer em Sua graça.
O título de hoje é DEZ MENTIRAS QUE A IGREJA DE JESUS CRISTO ACREDITA SOBRE A FAMÍLIA E FILHOS.
Você pode perguntar-se: “Nós? A Igreja? Acreditando em mentiras?”. Tenho visto mais e mais como nós, na igreja, estamos sendo enganados pela sociedade, pela cultura sobre estes assuntos tão importantes.
Mentira 1: Filhos são um peso nas nossas vidas - exigem muito, dão pouco e por isso, não devemos ter mais que um ou dois, no máximo!
MAS a verdade é o que lemos em Salmo 127:3: “Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que Ele dá”. Outra versão diz que filhos são bênção do Senhor! Que outras bênçãos o Senhor concede e nós rejeitamos? Em outras palavras, eu NUNCA ouvi ninguém dizendo para o Senhor: “Por favor, não me dê mais saúde, mais dinheiro, mais bens, casas, etc., etc.”, mas é muito comum ouvir isto sobre filhos. “Ah, Senhor, não quero mais filhos. Não quero mais das tuas bênçãos!”. Ora, se são bênçãos, por que limitar-se a ter apenas um ou dois, no máximo?
Mentira 2: Ter filhos exige sacrifícios demais, além de demandar tempo e dinheiro... Quero evitar este trabalho em minha vida.
MAS a verdade é que quando aprendemos a sacrificar-nos somos aperfeiçoados em e por Cristo, trazendo glória para o Seu nome. Hebreus 13:15-16 diz: “Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome. Não se esqueçam de fazer o bem e de repartir com os outros o que vocês têm, pois de tais sacrifícios Deus se agrada”. Aprender a sacrificar-se em favor do próximo aumenta a nossa percepção do sacrifício que Jesus fez na Cruz por nós – que, por sua vez, gera em nós louvor e adoração mais intencionais e verdadeiros.
Mentira 3: Financeiramente falando, não tenho condições de ter mais do que um ou dois filhos.
MAS a verdade é que Deus promete suprir TODAS as nossas NECESSIDADES se formos obedientes e fiéis a Ele. Veja Filipenses 4:19. TUDO pertence ao Senhor Jesus. Dinheiro NUNCA é um problema para Ele. Ele pode muito bem dar a Seus filhos tudo o que precisam, desde que eles estejam em comunhão com Ele e crendo em Suas promessas.
Mentira 4: Os filhos são meus e, por isso, crio-os do jeito que eu quiser (para me agradar). Afinal, eu tenho todo o direito de querer que meus filhos estejam sempre perto de mim e satisfaçam as minhas vontades.
MAS a verdade é que os nossos filhos pertencem em primeiro lugar ao Senhor Jesus. É Ele quem lhes dá a vida e planeja todos os seus dias. Cabe a nós orar e buscar a vontade de Deus para cada um e prepará-los para cumprir esta vontade. Salmo 127:4 diz: “Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude...”. Para que serve uma flecha? Para ser enviada para longe, fora de nós, e realizar uma missão que nós não podemos realizar, ir a lugares onde nós não podemos ir. Este é o propósito de uma flecha. Assim também com os filhos - eles são confiados a nós por um tempo. Durante este tempo, precisamos prepará-los para cumprir o desejo que DEUS tem para suas vidas. Naquela época, o guerreiro passava muito tempo escolhendo a madeira certa, cortando-a, polindo-a e lixando cada uma de suas flechas. Era necessário INVESTIR muito tempo, talento e suor pra torná-las úteis e aptas para cumprir o seu propósito. Como pais, precisamos fazer o mesmo com os nossos filhos.
Mentira 5: Antes de pensar em ter e cuidar de filhos, preciso ME cuidar e ME realizar primeiro. Só então posso pensar em engravidar.
Que texto bíblico respalda esta ideia de que realização pessoal vem primeiro? Eu não vejo em nenhum lugar que filhos devem ficar em segundo plano quanto à realização de nossos sonhos pessoais.
MAS a verdade é que casar e ter filhos era normal até o advento da pílula anticoncepcional. A ideia de evitar filhos não nasceu do coração do Pai Celestial. Ele sempre quer MAIS filhos na família dEle. Quanto mais, melhor. E Ele é o nosso exemplo.  Cada vida é importante e tem valor para Ele.
Mentira 6: A razão do casamento ou sexo é puramente o prazer que ele oferece.
MAS a verdade é que sexo deve ser prazeroso, mas prazer não é a RAZÃO do sexo. Deixe-me explicar. Por que nos alimentamos? O fazemos para nos mantermos vivos. Sem comida nós morremos. O ato de comer é prazeroso, MAS prazer não é a razão de comer. O prazer acompanha o ato de comer, mas não é a razão - o sustento de nossos corpos. O alvo principal do sexo é a reprodução – ou seja, ter filhos. O prazer acompanha o ato, mas não é o alvo ou a razão. Quando nós colocamos o prazer como a razão para o sexo, abrimos a caixa da Pandora para todo tipo de aberração, como nós estamos vendo hoje em dia. Se é só para ter prazer, então pode ser entre três ou quatro pessoas ao mesmo tempo, pode ser com alguém do mesmo sexo, pode incluir todo tipo de perversão. Deus fez o casamento para ser a tenda da proteção dentro da qual um casal recebe e cria filhos para a glória do Senhor Jesus Cristo. O ato sexual foi dado ao homem para propagar a raça e unir a mulher e o homem para toda a vida.
Mentira 7: Deus não se preocupa com o tamanho da minha família. Isso não tem importância para Ele.
MAS a verdade é o que lemos em Gênesis 1: 27 e 28: “Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou, e lhes disse, “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham a subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos o animais que se movem pela terra”. Alguém pode me dizer onde na Palavra do Senhor este mandamento foi abolido? De onde veio a nova onda de planos sofisticados sobre o tamanho da família que a igreja e a sociedade engoliu? Por que na igreja vemos moças e moços reduzindo ou acabando com a fertilidade que Deus lhes deu ao ponto de nem engravidarem de um único filho? Pensamentos assim vêm do inimigo. E sabem por quê? Porque ele odeia a vida.
Mentira 8: Investir tempo para pessoalmente criar os filhos não vale a pena. Outra pessoa pode preencher este papel no meu lugar. Como mãe, eu não faço uma grande diferença na vida cotidiana dos meus filhos.
MAS a verdade é que a presença da mãe e o investimento dela na vida do filho é TÃO IMPORTANTE que Deus escolheu a dedo a mulher que seria a mãe de Seu próprio Filho. Não temos tempo de fazer um estudo hoje sobre a vida de Maria, mãe de Jesus, mas é interessante entender que tipo de mãe Deus escolheu para cuidar e ensinar o Filho dEle. NÃO HÁ PRESENÇA MAIS IMPORTANTE na vida de uma criança do que a de sua mãe! O desenvolvimento do córtex cerebral que acontece dos 0 aos 3 anos é fortemente afetado pela presença, cuidados diários e demonstração de afeto que a criança recebe, principalmente, da mãe.
Mentira 9: Posso ter mais influência no mundo exercendo uma carreira lá fora do que criando os meus filhos em casa. A minha carreira no mundo importa mais do que a carreira de ser mãe e ficar em casa com os meus filhos.
MAS a verdade é que a carreira de ser mãe é a MAIS EXIGENTE E MAIS IMPORTANTE QUE EXISTE. Vamos ver o que Deus pensa sobre esta carreira. I Timóteo 5: 9 e 10 diz: “Nenhuma mulher deve ser inscrita na lista de viúvas, a não ser que tenha mais de sessenta anos de idade, tenha sido fiel a seu marido, e seja bem conhecida por suas boas obras, tais como criar filhos, ser hospitaleira, lavar os pés dos santos, socorrer os atribulados e dedicar-se a todo tipo de boa obra”. Na lista de boas obras a primeira é criar filhos. Glória a Deus. Ele vê esta obra como de grande valor. E também em Provérbios 31 vemos que a mulher virtuosa se dedica à família, ao marido e aos filhos.
Durante a minha vida, fui convidada a fazer muitas coisas. Antes de aceitá-las, sempre me fiz a seguinte pergunta: Daqui 25 anos, quem vai se lembrar do que eu fiz hoje? O mundo vai esquecer, não vai dar valor, MAS os filhos se lembram e dão valor. Recentemente, o Nathanael agradeceu o pai mais uma vez por apoiá-lo em tudo o que fazia, nos esportes, etc. E todos os nossos filhos me agradecem até hoje por ter ficado em casa, cuidando das coisas importantes da vida. A presença da mãe é de extrema importância. Porém, se alguém realmente precisa trabalhar fora para pôr comida na mesa, e não tem outra opção, a graça do Senhor pode cobrir a falta. Se alguém trabalha fora porque acha seu trabalho mais importante que cuidar dos filhos, então é outra história.
Mentira 10: Algumas vidas valem mais do que outras.
MAS a verdade é que para o coração de Deus cada vida tem um propósito e é uma alma que Ele ama. Veja Salmo 139:13-18. Hoje em dia os casais se submetem a uma bateria de exames pré-natais para a satisfação do(a) médico(a). Exames que servem, infelizmente, para promover a prática do aborto contra certas criancinhas consideradas imperfeitas. Acredito que Deus seja radicalmente contra isso. Salmo 139 nos diz que o próprio Deus, o Pai, o Aba, forma EM SEGREDO estas vidas. Há certas coisas que não precisamos saber antes deste bebezinho chegar. Conheço muitas mães que sofreram demais depois de fazerem um ultrassom, ouvirem o técnico ou médico delicadamente sugerir que TALVEZ tenha um probleminha. Me lembro de uma amiga que recebeu a notícia logo no início da gravidez que o bebê dela tinha um rim que não estava se desenvolvendo como deveria. Ela me telefonou em prantos. Conversamos por muito tempo, e falei para ela que este bebê ainda estava sendo formado. Deus não tinha completado a obra que estava moldando e tecendo no seu ventre. Ela ficou consolada, mas não conseguiu apreciar a gravidez totalmente porque tinha este pensamento tirando a sua paz. Não faz bem para a mãe e nem para o filho.
Deus sabe o que faz e Ele tem um plano BOM para cada vida. Cada vida deve ser aceita e amada em nome de Jesus. Recentemente um casal em nossa igreja teve um bebezinho com síndrome de Down. Apesar de ainda muito novo, este menino tem trazido MUITA alegria e amor à nossa congregação inteira. Ele nasceu cego com cataratas congênitas, mas a igreja toda batalhou para que ele fosse operado e pudesse ter a visão restaurada. Todos nós oramos, ofertamos e demos apoio aos pais. Ele pertence a todos nós e a vida dele, tão curta até agora, já abençoou grandemente muitas pessoas.
Nós temos uma neta que nasceu com um tumor no cérebro. Foi um choque quando ficamos sabendo, MAS foi na hora certa, depois do nascimento dela quando podia tratar do problema, não antes quando teria causado muita tristeza e medo nos nossos corações.
Meu desafio hoje é que possamos medir tudo aquilo que ouvimos e herdamos de nossa cultura à luz da Palavra do Senhor, e que tomemos a posição de sempre obedecer a esta Palavra! A Susanna, como mãe, já fez esta escolha, e fico tão contente de ver os membros desta família servindo o Senhor juntos. Ela escolheu a VIDA, e estamos aqui hoje para apoiá-la, para amá-la e para encorajá-la nesta escolha! Louvado seja o nome do Senhor. No nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amén.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!