Bem-vinda!!

Bem-vinda ao nosso blog!
Aqui, mamães muito diferentes mas com um único objetivo compartilham suas experiências nesta grande aventura que é a maternidade! Nós queremos, acima de tudo, ser mamães sábias, que edificam seus lares e vivem com toda plenitude o privilégio de sermos mães! Usamos muitos dos princípios ensinados pelo Nana Nenê - Gary Ezzo, assim como outros livros. Nosso objetivo é compartilhar o que aprendemos a fim de facilitar a vida das mamães! Fomos realmente abençoadas com livros (e cursos) e queremos passar isso para frente!


"Com sabedoria se constroi a casa, e com discernimento se consolida.
Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável"
Prov. 24:4,5

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Prevenção ao Abuso Sexual Infantil

Estava conversando com amigas queridas esta semana e falamos de vários assuntos, de crianças e suas amizades na rua, da necessidade de discernir entre perigos reais e perigos que nos são vendidos pela "cultura do medo" e, finalmente, do que nós - como mamães proativas - podemos fazer para proteger os nossos filhos do abuso sexual infantil (principalmente daquele cometido por pessoas que não levantam suspeita).

Daí uma delas compartilhou um vídeo excelente que eu achei que merecia vir para o blog!! É um vídeo bem didático que pode ser usado tanto em casa, pela família, como em EBDs e escolas.




Na verdade, acho que a Nicole ainda está muito nova para ver o vídeo. Eu sei como ela é sensível ao sofrimento alheio e acho que as cenas que passam no minuto final do vídeo (sobre escravidão sexual) a deixariam impressionada demais. Pretendo esperar um pouco mais, até sentir que ela está pronta para vê-lo... quem sabe quando ela estiver perto de completar 5 anos (hoje ela está com 3, quase fazendo 4).

Apesar da pouca idade, eu já falo com ela sobre a maldade que há no mundo. Falo do nosso coração duro, desobediente, mau, pecaminoso... digo que, sem Jesus, todos (sem exceção, inclusive papai e mamãe), estão distantes de Deus (que nos ama tanto) e precisam do perdão que Jesus conquistou para nós na cruz.

Além disso, como saio a pé ou de trem (às vezes ônibus) com as duas com alguma frequência, eu preciso alertá-las para os perigos reais que existem nas ruas. A Alícia está com 2 anos e ainda não entende, mas pra Nicole eu digo que há pessoas más que querem roubar crianças de suas mães pra machucá-las e que, por isso, ela e a irmã precisam sempre estar do meu lado ou a alguma distância em que eu consiga vê-las.

A primeira vez que eu falei, a Nicole ficou toda a alarmada olhando ao redor. Até hoje, quando estamos num local público, ela me pergunta: "Mommy, are there bad people here?" (Mamãe, há pessoas más aqui?). Eu digo que não sei porque não dá para saber o que há no coração das pessoas, que precisamos sempre ser gentis e amigáveis com todo mundo, mas a lembro que ela tem de ficar do meu lado porque Deus colocou a mamãe e o papai na Terra para cuidarem e protegerem elas até elas crescerem também.

Bem, esses são os meus pensamentos sobre esse assunto por agora. Tenho certeza de que o vídeo será uma ferramenta extremamente útil para mães, pais e professores a ajudarem a prevenir o abuso infantil!

4 comentários:

  1. Talita achei muito bom o vídeo, mto educativo como vc mesma escreveu, mas realmente os minutos finais são bem fortes e fiquei em duvida se passaria para minha alícia que ja tem 8. Não vou deixar de tocar no assunto anyway... Obrigada por trazer um assunto tão importante à tona. Seu blog é ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,

      Que legal vê-la por aqui! Obrigada por comentar. :-)

      Realmente, o minuto final do vídeo é meio chocante... até para nós que somos adultas, imagine para elas. Aliás, fui assistir de novo e fiquei com a impressão de que o vídeo encerra abruptamente. Você reparou? Parece que deveria ter mais partes falando de como podemos ajudar a combater os abusos, mas por algum motivo elas foram editadas, deixadas para fora... Estranho.

      Anyways, minha sugestão pra você é mostrar para a Alícia os 4 primeiros minutos do filminho apenas e depois apertar 'stop', rsrs. É uma ideia, né!!

      Excluir
  2. Muito legal o video, muito importante. É um assunto que os pais deixam pra tratar na pré adolescencia quando já é tarde demais.
    Muitos casos de abuso começam muito mais cedo a partir dos 4 anos ou até antes infelizmente!

    Acho o video forte mesmo para a Nicole, mas tenho uma dica pra vc. Você conhece o livro "O segredo da tartanina"?

    http://www.tartanina.org.br/

    É um livro da Universidade da Família! Esse dá pra ler para ela :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, que legal, Camila! Não conhecia este livro não. Dei uma passada rápida pelo site que você indicou e parece bem interessante!! Obrigada pela dica. Ah, achei as ilustrações lindas! :-)

      Excluir

Deixe seu comentário!